Ao que tudo indica, a revolução digital ainda não atingiu a estabilidade. A curva de crescimento de acesso à internet ainda é bastante acentuada e, no Brasil, o número de usuários chegou a 152 milhões em 2021 (Fonte: Cetic.br).
E uma das consequências do crescimento nos acessos é o crescimento das ofertas no meio digital, seja ela de produtos ou serviços como também de conteúdo. O desafio é que, com tanta informação disponível e de fácil acesso, fica difícil saber o que é relevante.
E é neste contexto que as empresas estão inseridas: um público cada vez mais presente no ambiente online (potencializado pela pandemia) e que observa as marcas que dominam bem este universo.
Com tantas novas startups, pequenas empresas e marcas disruptivas dominando a cena, ficou ainda mais difícil (e mais caro) conquistar novos clientes nos últimos anos. Pesquisas demonstram que os investimentos subiram cerca de 50% enquanto o engajamento caiu. Ou seja, engajar e converter contatos em vendas é uma tarefa cada vez mais difícil.
Construindo uma presença digital forte. Com isso é possível gerar mais visibilidade e credibilidade para a marca, aumentando sua autoridade e atraindo leads mais qualificados.
É preciso ter planejamento!
O primeiro passo é analisar o histórico da empresa, seu contexto atual, bem como as conquistas e desafios mais recentes. Definir um objetivo principal a ser atingido e o prazo que se planeja atingi-lo são etapas primordiais.
Além disso, é preciso entender o público-alvo e quais plataformas e ferramentas são mais eficientes para se comunicar com ele. Existem diversas formas de iniciar nesse universo e atrair atenção para a sua marca, por isso ter conhecimento do seu público facilita o planejamento de possíveis ações, tornando-as mais assertivas.
As possibilidades vão desde o desenvolvimento de site institucional, de e-commerce, presença nas ferramentas de busca de forma orgânica ou paga, relacionamento com o público em redes sociais, até o desenvolvimento de conteúdo para artigos e blog, enfim, uma infinidade de possibilidades para marcar território no digital.
A internet é uma ferramenta poderosa para criar oportunidades em diferentes segmentos, por isso entenda bem o contexto do seu negócio e os seus objetivos para planejar o melhor caminho para encontrar o seu espaço no digital.
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