Você já ouviu falar de storytelling?
Storytelling nada mais é que a habilidade de contar histórias. O objetivo é prender a atenção das pessoas com uma narrativa que desperta emoções gerando, assim, novas memórias (ou despertar aquelas que estavam esquecidas).
Uma história bem contada cria duas experiências simultâneas que refletem uma à outra: uma mental e outra emocional. A experiência mental começa com a curiosidade e a experiência emocional começa com uma identificação inconsciente também conhecida como empatia.
E é assim que o ser humano se relaciona: contando e ouvindo histórias.
No universo corporativo, o storytelling funciona como ferramenta para criar memórias duradouras. Apresentar às pessoas os valores da sua empresa ou do seu serviço/produto através de fatos e números não uma identificação como quando você usa as ferramentas de storytelling.
Para fazer storytelling é preciso deixar de lado características técnicas do seu serviço ou produto e adentrar no seu(s) propósito(s). É preciso mais do que descrever suas qualidades, é necessário gerar um vínculo emocional.
Desta forma sua marca sai da comunicação a nível racional e vai para a comunicação a nível emocional.
Criar uma história associando a sua marca e seus produtos em torno de uma narrativa envolvente, que desperta sentimentos de pertencimento e identificação colocam os consumidores em uma posição muito mais favorável para se tornarem clientes.
É através de histórias que despertam emoções e a empatia que as marcas se humanizam, despertando no público um interesse na construção de um relacionamento.
Conheça ou defina o seu público, os desejos e as necessidades deste público e a ação que você espera que o seu público realize ao se deparar com a sua comunicação.
O processo de identificação do desejo e as necessidades do seu público vai te ajudar a definir melhor a trama que melhor ilustra a dor do público. Na criação desta trama você deve considerar a empresa/marca, o serviço/produto e o seu público; pelo menos um deles será o protagonista.
Não se esqueça que a sua história está sendo contada no espaço tempo, então você precisa trazer elementos que ajudem a criar este cenário.
Você vai basicamente apresentar acontecimentos que, juntos, formam uma história. Mas lembre-se: para sua história vender ela precisa de uma narrativa que prenda a atenção do público e gere conexão. Só assim ela ficará na memória.
Então faça alguns exercícios pensando em como você poderia conectar todos estes pontos. Abaixo damos algumas sugestões.
Elabore uma narrativa em torno da missão, visão e valores da sua empresa, e também no impacto que o seu produto causa na vida dos clientes e da sociedade.
Também é possível construir um storytelling a partir de depoimentos de clientes e colaboradores, assim você humaniza a sua marca e ainda transmite credibilidade através de casos de sucesso.
Neste artigo você descobriu que contando histórias é possível associar sua marca ou seu serviço/produto a certos atributos de forma mais profunda e duradoura.
Este conteúdo foi útil para você? Não deixe de acompanhar nossos artigos que sempre terão dicas úteis para seu negócio!